Resumo da viagem…

Nas ultimas semanas que antecederam ao encontro de Aquidauana, a kombi ficou no mecânico para resolução de alguns probleminhas… mandei fazer uma limpeza geral no carburador pois ela estava falhando um pouco em baixa… tinha que melhorar a caixa de direção que apresentava um vazamento de oleo considerável e trocar o cabo do velocímetro, porque já estava fazendo um barulho grande quando atingia certa velocidade (indicativo que iria romper o cabo e deixar o velocímetro inoperante em breve). Aproveitei para mandar fazer tudo isso pois queria instalar os parafusos esféricos reguladores de válvulas, e aí internei a kombi por duas semanas na oficina. Alguns serviços queria ter feito eu.. mas por absoluta falta de tempo, preferi já pedir para o mecânico dar uma olhada, pois fiquei com medo de não conseguir ter tempo de mexer.

Liberada a kombi depois das intervenções, fui com ela no auto elétrico para resolver o probleminha do pisca… e no caminho notei um barulho muito estranho, vindo exatamente das válvulas do motor. Detalhe, no início achei que os parafusos fizeram uma diferença enorme no barulho das válvulas, mas esse barulho me deixou bastante preocupado.

Reparado o pisca (que era apenas um relê em curto), voltei ao mecânico, e nesse meio tempo o barulho parou e não voltou mais… abrimos a tampa das válvulas e tudo estava no lugar, sem qualquer alteração (nem mesmo na regulagem). Por precaução, ficou dois dias com ele para avaliação e nada do barulho aparecer.. trocou o oleo, adicionamos militec e fui embora pra casa… poucos km depois, tá lá o barulho enchendo o saco novamente… Não dá raiva? Defeito intermitente que geralmente não se apresenta na frente do mecânico, pra vc ficar com aquela cara de besta quando leva o carro pra oficina. kkkkkkkkk.

Falei com o mecânico, até me recomendou voltar aos parafusos originais para que eu pudesse viajar, e depois com calma veríamos o que poderia estar acontecendo.. mas isso era na quinta a noite e eu preferi deixar assim mesmo, pois o barulho estava bem intermitente. Como o mecânico ia junto na viagem, também resolvi deixar assim para quando desse barulho ele pudesse diagnosticar o defeito e depois avaliar uma solução.

Na sexta feira deixei ela pronta e resolvi eu mesmo engraxar a suspensão (trabalho miserável, sujo, mas que vale a pena, pois utilizei um graxa um pouco melhor do que aquelas toscas que colocam no posto…). Tudo pronto para encontrar os amigos… só não imaginava que teria um contratempo e perderia o comboio com a galera que saiu as 07h da manhã pra Aquidauana, como combinado.. e eu só consegui sair as 10h. Detalhe, nenhum outro carro comigo, situação que eu abomino, pois se der algum problema, literalmente você fica sem ninguém pra te ajudar. Pensei em até ir de Fiat, mas decidi pegar a estrada com a kombi mesmo.

A viagem é tranquila.. 140 km apenas.. quando já tinha completado uns 80 km, a kombi começou a falhar e dar tiros pelo escapamento, sinal de que algo estava errado com a ignição. Engraçado que ela estava indo muito bem até uns 80 – 90 km/h, mas se afundasse o pé numa ultrapassagem, ficava tudo errado… falhava e parecia uma metralhadora pelo escape. Parei em um pequeno posto, dei uma olhada superficial, mas aparentemente tudo estava no lugar… e como ela estava andando relativamente bem, segui a viagem, apenas diminuindo um pouco o ritmo. O barulho das valvulas que eu havia comentado acima não se manifestou em nenhum momento.

Chegamos ao evento e decidi só mexer com ela no outro dia, quando estivesse com o motor frio.. dei umas voltas na cidade e ela estava estranha, falhando bastante, mas andava tranquilamente se não afundasse o pé. No outro dia acordei cedo, desmontei distribuidor, lixei platinado, limpei o rotor e lixei o contato dele, limpei a tampa do distribuidor e conferi o ponto, mas nem mexi pois ele estava certo.. conferi cabos de vela que também estavam no lugar.. tudo checado. Pode parecer que não fiz nada, mas esse nada resolveu todos os problemas da kombi. Na volta não tive qualquer contratempo e ela voltou lisinha.

Enfim, rodamos praticamente 300 km ao todo, na volta a kombi estava espetacular… motor redondo, sem qualquer barulho, defeito, falhas…

Agora é aguardar a próxima viagem, provavelmente será em Ivinhema – MS. Seguem algumas fotos:

Deixe um comentário